Uma Empresa do Grupo Mestra

FAQ

- O que é assessoria de imprensa?

O trabalho de assessoria de imprensa consiste em realizar o contato com os veículos de comunicação para divulgação de informações de interesse do assessorado, bem como garantir o atendimento adequado às características do jornalismo e manutenção da convivência transparente, cordial e eficiente com jornalistas. O assessor deve atuar como um consultor atento para diagnosticar as melhores oportunidades de ocupar positivamente espaços editoriais

- Como posso mensurar os resultados da assessoria de imprensa?

O trabalho deve ser mensurado por meio de relatórios de atividade e análises do clipping que devem conter, entre outras coisas, a avaliação do impacto da matéria.

- O que é o clipping?

O clipping é o recorte ou a gravação de matérias veiculadas na mídia a respeito do assessorado. Deve trazer, quando houver, todas as chamadas de capa, fotos, legendas, escaladas, cabeças de estúdio e tudo mais que possa auxiliar na contextualização da matéria.

- Qual o papel do assessor de imprensa?

Ele deve atuar como um consultor atento, sugerindo alternativas compatíveis com as necessidades do cliente. Facilitar o relacionamento com os veículos de comunicação, agindo como intermediário qualificado e sempre orientar o cliente sobre o que é notícia.

- Qual o papel do assessorado?

O sucesso do trabalho de assessoria de imprensa depende também do assessorado. Ele deve sempre deixar claro para o assessor quais os objetivos da empresa, não omitir a este profissional nenhum tipo de informação e sempre ter um representante apto a falar com a imprensa.

- Qual a vantagem de usar assessoria de imprensa, se não há como garantir a veiculação de todas as informações?

A vantagem é que a publicação ou exibição de uma matéria jornalística, na qual a empresa é citada de maneira espontânea e positiva, agrega toda a credibilidade do veículo de comunicação à sua marca.

- Qual a diferença entre assessoria de imprensa e publicidade?

A publicidade utiliza-se de espaços “comprados” para veicular suas informações, o que garante que a mensagem publicada seja aquela redigida ou criada pela empresa. Já a assessoria de imprensa busca oportunidades para utilizar espaços gratuitos nas editorias das publicações, por isso não há como garantir a veiculação de toda a informação ou texto enviado para a imprensa.

Envie-nos suas dúvidas sobre assessoria de imprensa. A Agência de Imprensa terá satisfação em respondê-las:

atendimento@agenciadeimprensa.com.br